Você, Profissional da Contabilidade: e o futuro?

Alavancagem

O reverendo Martin Luther King Jr., nas escadarias do Lincoln Memorial, Washington, D. C., em 1963, apresentou uma poderosa mensagem, para aproximadamente 250 mil pessoas, que mudou o mundo, intitulada “I Have a Dream”. Uma alavancagem que passou determinação e confiança em busca pela igualdade: um grande farol da esperança para milhões de americanos.

A esperança é o nosso sonho acordado. O mundo contábil brasileiro tem a sua realidade, haja vista que tem o seu próprio sucesso, não é imitador do sucesso dos outros. O Brasil tem 513.878 profissionais da contabilidade (fonte: CFC) que prestam serviços essenciais para sociedade. Nesses tempos difíceis, tempos tão desafiadores, cada profissional da contabilidade é uma “luz na escuridão”, não tem medo da incerteza. A incerteza nos leva a busca da verdade contábil. Essa verdade que sustenta, de forma sólida, a tomada de decisão de cada gestor. Imaginemos o PIB brasileiro, de R$ 7,3 trilhões (2019 IBGE), cada real dessa evidenciação foi oriunda da contabilidade.

Batalhas Interiores

Nesses tempos difíceis, tempos tão desafiadores, a tríade atual para o combate a pandemia é: a colaboração, a ciência e a informação. Alguns gestores desavisados, insistem em dizer que a contabilidade só se faz necessária porque é obrigatória. No setor público: só serve para prestar contas. No setor privado: só serve para levantar impostos. Qual é o antídoto? Somos cientistas das ciências contábeis. Devemos trabalhar melhor a nossa comunicação, ou seja: “quando a comunicação é boa, ela informa. Quando é ótima, ela engaja e incentiva os colaboradores a agirem” (David Grossman). A nossa informação tem o poder de alinhar, engajar, de liderar e de valorizar.

No debate de profissional para profissional temos que “desideologizar”. Na hora de dizer o “não”, cuidado! Devemos separar a decisão do relacionamento. Vamos negar o que nos é solicitado. Não vamos negar a pessoa. Na pior das hipóteses, olhamos um para o outro: “concordamos em discordar”.

E futuro?

Em tempos tão desafiadores, temos conexões multigeracionais, tais como: boomers (1926-1945); baby boomers (1946-1964); geração X (1965-1983); geração Y (1984-1995) e geração Z (1996-2014). O desafio é: promover oportunidades de crescimento para todos. A palavra-chave é comunicação.

Yuval Noah Harari assevera: “a mudança é a única constante”.

Somos frequentemente surpreendidos por afirmações e questionamentos, ou sejam:

1. ”Um mundo em constante mudança, o primeiro desafio das pessoas é mudar a forma de como elas se veem e como elas se relacionam com os outros, pegando os diferentes tons de realidade e a elaboração de uma mente capaz de diagnosticar as mudanças e reorganizar a ação”; 2. Vou competir com as máquinas? 3. ”Não é a inteligência artificial que destrói carreiras: é a emocional.”; 4. O que é Adaptabilidade? 5. Skill Gap? 6. Learning Agility? 7. Aprender e desaprender? 8. Onde estarei daqui um ano? 9. Como ser mais eficaz e influente no meu ambiente de trabalho e na minha vida pessoal? 10. Eu estou preparado para as mudanças?

O futuro é um reflexo das “lógicas de hoje”. Como não temos percepções sobre os “desconhecidos desconhecidos”, então, vamos, nesse momento, contemplar nossos “futuros preferidos” que se referem às afirmações e aos questionamentos acima elencados. Vamos sair da “caixinha”, aliás, vamos dar um chute nela.

Somos conscientes que estamos lidando com o momento VUCA, que significa descrever a volatilidade (Volatility), a incerteza (Uncertainty), a complexidade (Complexity) e ambiguidade (Ambiguity) nas diversas situações.

Chegou a hora de cada profissional da contabilidade evidenciar e executar a adaptabilidade, às melhores práticas de comunicação e vivenciar essa experiência que nos tornarão sempre capazes de grandes realizações, com clareza e visão.

Jamais ceder!

Não está fácil!

Em determinado momento, questionamos se o ano de 2020 começou. Em outro momento, o mundo que conhecíamos até 2020, não existe mais! Só saudades!

Profissional da contabilidade, temos o olhar luminoso e o sorriso na alma. Com a nossa paixão, a nossa determinação, a nossa disciplina e nosso sacrifício é impossível perdermos nessa jornada. Por isso, jamais ceder!

Winston Churchill em seu discurso “Jamais ceder”! em 1941, em tempos difíceis, se pronunciou: “Jamais ceder, jamais ceder, jamais, jamais, jamais, jamais – em nada, seja grande, seja pequeno, amplo ou trivial – jamais ceder exceto a convicções de honra e bom senso. Jamais ceder à força, ao aparentemente devastador poder do inimigo”.

Cônscios de nossa responsabilidade com as gerações futuras e com a graça de Deus sobre nós, chegaremos bem.

Parabéns aos Profissionais de Contabilidade pelo seu dia!

__________

Prof. Carvalho Neto: Especialista em Controladoria, Gestão e Liderança (PUC-MG, FGV-SP,FAR-PI). Líder Coach – Liderança de Alta Performance, pelo Integrated Coaching Institute, credenciado pelo ICF – Internacional Coach Federation. Certificação Internacional 6DS – a metodologia das seis disciplinas (Fort Hill – 6Ds Company-USA/LabSSJ/SP). Diretor-Geral do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (1990-1994). Professor de Graduação e Pós-graduação desde 1987. Palestrante e Instrutor desde 1984. Lifelong Learner.

31 de agosto de 2020

0 respostas em "Você, Profissional da Contabilidade: e o futuro?"

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado.

14 + 2 =

Gestão Pública Editora e Treinamentos Sociedade Ltda - EPP
CNPJ/MF: 10.813.986/0001-72


Contatos:
Editora:editora@gestaopublica.com.br,
Ligação e Whatsapp: (61) 9 8258-2368,
Falar com Karla.
Somente Whatsapp: (61) 9 8203 - 6388,
Falar com Anthony.
Ligação e Whatsapp: (61) 9 9239 - 0699,
Falar com Debhora.
 
Cursos: cursos@gestaopublica.com.br, 
(061) 9 9239-0699, Falar com Debhora
Cadastre-se em nossa Newsletter e receba em primeira mão todas as novidades do Grupo Gestão Publica comodamente no seu e-mail.

Por favor habilite seu javascript para enviar este formulário

Validar Código do Certificado EAD

© 2020 Editora Gestão Publica. Todos os Direitos Reservados.