Introdução à Gestão de Riscos, Compliance e Controles Internos

I  – OBJETIVO:


GERAL:

Apresentar aos participantes o conteúdo essencial ao entendimento dos aspectos basilares sobre riscos, compliance e controles internos aplicados ao setor público.


ESPECÍFICOS: 

  • Apresentar os conceitos fundamentais de riscos, controles internos ecompliance, bem como seus princípios, modelos e importância;
  • Compreender o papel das linhas de defesa da gestão;
  • Apresentar a regulamentação federal aplicável ao tema, em particular a Instrução Normativa Conjunta MP/CGU nº 1/2016;
  • Aplicar os principais conceitos de gestão de riscos para mitigar eventos que possam impactar negativamente o alcance dos objetivos da organização e riscos de irregularidades, fraudes e desconformidades;
  • Identificar, desenvolver e aplicar as atividades de controle para mitigação de riscos;
  • Relacionar as principais demandas normativas referentes à transparência e acesso à informação;
  • Implementar práticas organizacionais para estar em conformidade com as normas de transparência e acesso à informação;
  • Distinguir diferentes tipos de instâncias de controle organizacional necessárias ao efetivo e regular funcionamento da organização;
  • Adotar políticas e processos para, a partir de uma compreensão dos arcabouços institucionais-legais relacionados ao controle governamental, mitigar a possibilidade de eventuais responsabilizações e construir um relacionamento produtivo com os diversos órgãos de controle;
  • Elaborar um programa de integridade organizacional com objetivo de prevenir, detectar e corrigir/responder a irregularidades ou atos que atentem contra a conduta ética;
  • Apresentar o conceito e importância de um programa de compliance/integridade voltados para prevenir, detectar e responder a atos de ilegalidade ou que atentem contra os princípios éticos;
  • Detalhar os principais elementos organizacionais, culturais e comportamentais necessários para o desenvolvimento de um programa de integridade efetivo;
  • Aplicar os conceitos ao setor público e à sua área de atuação.

 

II  – PÚBLICO ALVO

Destina-se a atender a gestores governamentais que atuam com implementação de políticas públicas e processos de gestão, bem como aquele que se relaciona direta ou indiretamente com as áreas, além de profissionais das diversas áreas correlatadas, tais como controladores e auditores.

 

III – MATERIAL DIDÁTICO:

Para acompanhamento das aulas os alunos receberão, a título de material didático, slides e cadernos de exercícios, sob responsabilidade da contratante.

 

IV  – ESTRUTURA E CONTEÚDO:

Tópico Carga Horaria
(sugerida)
Módulo I – Fundamentos de Controles Internos, Compliance e Gestão de Riscos

Conceitos fundamentais. Governança, risco e controles internos. Regulamentação federal: Instrução Normativa Conjunta MP/CGU nº 1/2016. Modelo das linhas de defesa. Exercícios de fixação.

4h
Módulo II – Controles Internos

Controles internos da gestão. Princípios. O Committee of Sponsoring Organizations (COSO). Objetivos. Estrutura. Responsabilidade. Papel da auditoria interna. Avaliação de controles internos.

6h
Módulo III – Gestão de Riscos

Gestão de riscos. Importância. Visão Geral. Princípios. Objetivos. Estrutura. Política. Responsabilidade. Modelos. Processo. Auditoria

6h

 

V – METODOLOGIA

O curso será ministrado de forma expositiva, com apresentação de slides e análise de casos, com base na experiência vivida na fiscalização das contas do governo federal. Ao longo do curso serão apresentados aspectos teóricos e práticos dos temas relacionados.

 

VI – INSTRUTOR

Laércio Mendes Vieira

Auditor Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU). Graduado em Ciências Contábeis e mestre em Economia do Setor Público pela Universidade de Brasília (UnB), com Pós Graduação em Economia pela Universidade George Washington (GWU), Washington, DC, EUA.

Certificação profissional em Auditoria Governamental (CGAP) e certificação em Gestão de Risco (CRMA) pelo Instituto dos Auditores Internos (The IIA) dos EUA.

É co-autor dos livros “Controle dos Gastos Públicos no Brasil: Instituições Oficiais, Controle Social e um Mecanismo para ampliar o envolvimento da Sociedade” editado pela Fundação Konrad Adenauer, “Dívida Pública: A Experiência Brasileira”, publicado pela Secretaria do Tesouro Nacional e pelo Banco Mundial, “Estudando Teoria da Contabilidade”, publicado pela Editora Atlas e “Economia Pública Brasileira”, publicado pela Escola de Administração Fazendária e Universidade de Brasília.

Experiência de 20 anos em temas de transparência, controle e auditoria. No TCU desde o ano 2003, atualmente ocupando a função de chefe de gabinete do Ministro-Substituto Weder de Oliveira do TCU, tendo sido anteriormente Secretário-Adjunto e Diretor na Secretaria do TCU. Foi também auditor da Controladoria-Geral da União de 1997 a 2002.

Agraciado com os prêmios de monografia da Secretaria do Orçamento Federal de 2014, do Tesouro Nacional de 2010, do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro de 2013 e da Olacefs (Organização Latino-americana e do Caribe de Entidades de Fiscalização Superior) de 1994.

Docente na Organização Latino Americana e do Caribe de Entidades de Fiscalização Superior (Olacefs) e na International Organisation of Supreme Audit Institutions (Intosai) em programas de auditoria de dívida pública e desenvolvimento de capacidades no Equador, Venezuela, Paraguai, Colômbia, Uruguai e República Dominicana. Professor dos cursos de Pós-Graduação do ISC/TCU, UnB, FGV, Associação dos Magistrados do Brasil (AMB), Secretaria de Fazenda de Alagoas, Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) dentre vários outros, nas áreas de finanças públicas, orçamento público, contabilidade pública e auditoria governamental.

 

VII – FORMAS DE CONTRATAÇÃO 

Este curso é ofertado na modalidade in company, ou seja, por turma fechada.

Assim, o interessado deverá solicitar um orçamento, clicando no botão Solicite um Orçamento, logo abaixo. Será apresentado um briefing, que deverá ser preenchido com as informações necessárias que darão respaldo à elaboração de uma proposta especifica e adequada à demanda que for apresentada. Ao final do preenchimento, deverá clicar em Enviar. Em até 24hs retornaremos o contato para o e-mail e telefone informados.

Caso surja alguma dúvida, entre em contato conosco pelo e-mail [email protected], ou, diretamente com nosso setor de Cursos e Treinamentos pelo fone 61-99124-6315 (falar com Adriano Bastos).

 

VIII – DADOS GERAIS DA EMPRESA

Gestão Pública Editora e Treinamentos Sociedade Ltda – EPP
Loja: 17, Quadra: 02, CL, do Condomínio Mansões Entre Lagos 1. Rodovia DF-250 Km 2,7.
Bairro: Região dos Lagos (Sobradinho) | Brasília – DF. CEP: 73.255-900
Telefone: Débhora (61- 99239.0699) ou Bruna (85 – 99657-4121)
E-mail: [email protected]
CNPJ/MF: 10.813.986/0001-72 | CF/DF: 07.520.420/001-89
Banco do Brasil:  Agência: 1231-9. Conta Corrente: 155.922-2

Ficha de Informações Prévias para Orçamento de Curso In Company

Recebemos com muita satisfação esse pedido de capacitação In Company e, para que possamos analisar a melhor forma de atendê-lo, precisamos que nos sejam fornecidas algumas informações básicas para elaboração de uma proposta formal, adequada às suas necessidades de capacitação.


Assim, faz-se necessário responder aos seguintes questionamentos prévios, conforme a seguir:

Sobre Você:

Sobre o Serviço:

Sobre a Didática do Professor/Palestrante, Quantidade e Perfil dos Participantes, e Local:

Sobre a Organização e Logística do serviço, e Logística de Materiais:

(para este item informamos que é necessário utilização de equipamento audiovisual tipo Computador com Microsoft Power Point ou similar, Datashow e Quadro Branco ou Flipchart)

Agendamento, Confirmação e Garantia de Realização do Serviço:

A partir do agendamento e confirmação da data ou período de realização do serviço, a agenda do(s) professor(es)/palestrante(s) ficará bloqueada. Entretanto, não poderá permanecer assim sem que haja o recebimento da garantia de pagamento do serviço, o que se dá com o recebimento da Nota de Empenho (no caso de Entes Públicos) ou Comprovante de Pagamento de Adiantamento (no caso de Empresa Privada).

Sobre os materiais de apoio para o curso In Company:

* É necessário o envio da relação de participantes com 05 dias de antecedência para preparo da folha de frequência. É obrigatório o envio de uma cópia endossada pelo órgão para ser arquivada na Gestão Pública Treinamentos.


** A entrega do certificado será feita ao participante que tiver uma frequência mínima de 80% da carga horária do serviço.



Obrigado por nos fornecer essas informações prévias, elas são fundamentais para que possamos elaborar uma proposta adequada às suas necessidades.


Em breve retornaremos ao contato informado e nos colocamos à disposição para dirimir quaisquer dúvidas.



Atenciosamente
Gestão Pública Treinamentos

11 de junho de 2024

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