Entendendo as DCASP + CADERNO DE SLIDES Entendendo a DCASP

Seja a primeira pessoa a avaliar este produto

Disponibilidade: Em estoque

Preço Normal: R$190,00

Special Price R$171,00

Panorama Rápido

Entendendo as Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Publico


Esta obra está estruturada em 11 capítulos. O primeiro traz a público o processo histórico da construção da nova estrutura das demonstrações contábeis e a incorporação da Demonstração dos Fluxos de Caixa e da Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido. Tudo isso dentro do processo de convergência da contabilidade aos padrões internacionais, que, por sua vez, representa um momento importante de renascimento da Contabilidade Aplicada ao Setor Público no Brasil, considerando que desde 1964 nunca se havia alterado os demonstrativos previstos na legislação nacional.


Para conhecer um pouco mais sobre o livro clique aqui e veja as páginas iniciais com o sumário, prefácio e introdução do livro.


Entendendo as Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Publico - CADERNO DE SLIDES


Esta obra se encontra estruturada em três partes: Resumos, Slides e Exercícios. Cada uma das partes está separada em 11 capítulos que guardam correlação com o Livro Entendendo as Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público (EDCASP), seguindo a mesma sequência dos capítulos do livro.

Os resumos e os exercícios têm o propósito de complementar o conteúdo do livro texto e neste caderno traz um conjunto de questões de concursos públicos e um caso prático de levantamento das demonstrações de ente a partir dos saldos constantes do balancete contábil.

O Caderno de Slides foi elaborado para servir de guia de cursos e palestras e nesse sentido, as informações que constam dos slides ajudam professores e alunos a acompanhar o assunto tratado no livro. Na parte inferior direita de cada slide consta a indicação do livro e página de referência.


Para conhecer um pouco mais sobre o livro clique aqui e veja as páginas iniciais com o sumário, apresentação, visão geral e introdução do livro.

Entendendo as Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Publico

Nesse conjunto, o Capítulo 1 apresenta o contexto histórico e a liderança da Secretaria do Tesouro Nacional no processo em questão. A STN aproveitou uma oportunidade existente na legislação para regulamentar e assumir a competência e responsabilidade para alterar os anexos da Lei no 4.320/1964.

Feita essa introdução, o Capítulo 2 é uma peça-chave na engrenagem do livro, porque a partir dele são geradas todas as demonstrações contábeis previstas na legislação. Nele, trata-se do Balancete de Verificação, que é instrumento preparatório para o levantamento do Balanço Patrimonial, Demonstração das Variações Patrimoniais (DVP), Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL), Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC), Balanço Orçamentário e Balanço Financeiro, enfim, de todas as demonstrações contábeis. De forma inédita, o capítulo aborda ainda regras de integridade que devem ser aplicadas para garantir minimamente a consistência de algumas informações. E não se limita à teoria, pois, por meio dos balancetes ajustados dos entes fictícios de Orçamentolândia e Patrimonialópolis, respectivamente extraídos dos livros “Entendendo a Contabilidade Orçamentária Aplicada ao Setor Público” (2015) e “Entendendo a Contabilidade Patrimonial Aplicada ao Setor Público” (2017), mostra a aplicação das regras de forma prática. No entanto, considerando a busca de consolidação do aprendizado, a cada capítulo os autores desenvolvem o balancete e as regras de integridade de Patrimonialópolis e propõem ao leitor, como exercício de fixação, avaliar a consistência do balancete de Orçamentolândia.

O núcleo central do livro é representado pelos seis capítulos dedicados às demonstrações contábeis: Balanço Patrimonial, DVP, DMPL, DFC, Balanço Orçamentário e Balanço Financeiro. Em cada capítulo, são abordadas as exigências das normas internacionais, quando é o caso, por meio de um resumo dos principais pontos estabelecidos pelas IPSAS. Em seguida, apresenta-se a estrutura da demonstração em estudo, detalhando a forma de elaboração, aspectos de análise e regras de integridade intrademonstração. Para não ficar somente no campo da teoria, a partir dos dados do balancete de Patrimonialópolis, mais uma vez os autores levantam a demonstração e a analisam. Por fim, trazem exercícios teóricos sobre a demonstração e deixam para o leitor o desafio de elaborar a demonstração de Orçamentolândia como exercício prático.

Um ponto de grande relevância, mas até pouco tempo ignorado quando da publicação dos balanços gerais do setor público, são as notas explicativas as quais, segundo as normas brasileiras convergidas aos padrões internacionais, são parte integrante das demonstrações contábeis. O Capítulo 9 disseca o tema, especificando quais notas são obrigatórias e quais caracterizam a boa prática contábil. Para facilitar a compreensão do leitor, aplicam-se os conceitos teóricos às demonstrações contábeis de Patrimonialópolis e Orçamentolândia.

Depois de levantadas as demonstrações, o profissional, mesmo tendo aplicado as regras de integridade em cada demonstração, deve estar atento à consistência de algumas linhas, colunas ou somas entre uma demonstração e outra. Por exemplo, que dados do Balanço Patrimonial devem bater com os da DFC? O Capítulo 10 trata das integridades interdemonstrações, trazendo equações que podem ser muito úteis para todos aqueles que precisam analisar e verificar a consistência das demonstrações.
O último capítulo aborda o processo de consolidação das contas públicas sob a perspectiva do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público, isto é, sob a ótica das informações de natureza patrimonial. Demonstra como devem ser levantadas as demonstrações consolidadas, em especial o Balanço Patrimonial e a DVP. Vale ressaltar que esse capítulo não detalha aspectos teóricos, porque estes foram exaustivamente abordados no livro da série “Entendendo o PCASP” (2017). Assim, dedica-se primordialmente a mostrar, na prática, como devem ser consolidadas as demonstrações que tratam de aspectos patrimoniais.

Ao final, os autores esperam que esta obra seja, ao mesmo tempo, um guia teórico e prático sobre as demonstrações contábeis, que sirva de fonte permanente de consulta aos estudiosos e aos profissionais de contabilidade que militam no setor público.

Contudo, há que se ressaltar que essas demonstrações são, por assim dizer, o “fim da linha da informação contábil” antes de ser entregue ao usuário e para executá-las com sucesso é importante que os registros sejam adequadamente efetuados. Por isso, entende-se que, não apenas esta obra, mas todas as demais que integram a “Série Entendendo CASP”1 são uma leitura obrigatória para os que buscam ampliar seus conhecimentos sobre a Contabilidade Aplicada ao Setor Público.

Com este livro, a Editora Gestão Pública fecha, com chave de ouro, a sua série de publicações sobre teoria e prática da CASP. E agora dispõe em seu catálogo de cinco obras, cujos autores são profissionais com larga experiência nesse campo da Contabilidade e uniram-se para compartilhar com os leitores seus conhecimentos, esclarecendo-os sobre dúvidas frequentes no dia a dia da rotina contábil.

 

Entendendo as Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Publico - CADERNO DE SLIDES

O livro Entendendo as Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público (EDCASP) foi o quinto da Série Entendendo CASP, sendo o primeiro Entendendo as Mudanças na CASP (EMCASP - 2013), o segundo Entendendo o PCASP (primeira edição 2014 e segunda edição 2017), o terceiro Entendendo a Contabilidade Orçamentária Aplicada ao Setor Público (ECOASP – 2016) e Entendendo a Contabilidade Patrimonial Aplicada ao Setor Público (ECPASP – 2017). O livro EDCASP foi elaborado com todo carinho por nós autores, sempre com a preocupação de apresentar a estrutura, a elaboração e análise das DCASP. No livro texto, compartilhamos nossas experiências profissionais e nos apoiamos nas obras pretéritas da série Entendendo a CASP em especial nos livros ECOASP e ECPASP.

Já desde a elaboração do livro texto estava no projeto complementar a obra com o Caderno de slides, resumos e exercícios e após alguns cursos ministrados para avaliação e aperfeiçoamento na prática do material foi seguida
a mesma premissa do Caderno de slides do ECOASP. Assim, este caderno se apresenta como um guia padronizado e totalmente compatível com o livro EDCASP, de forma a tornar-se uma ferramenta de apoio para estudos e mais que isso, um material de orientação à professores e multiplicadores dos ensinamentos sobre as DCASP.

Os cadernos de slides integram e complementam a série Entendendo CASP sendo o primeiro deles o Caderno de Slides do livro Entendendo o PCASP, produção em formato de livro, uma inovação e ao mesmo tempo a concretização de um sonho, também fruto de uma experiência consolidada a partir de vários cursos ministrados. E o resultado desse projeto? Não poderia ser outro, sua utilização como um guia de referência para alunos e professores que o adotaram em cursos. É um sucesso, como demonstra a avaliação feita pelos alunos. Daí veio a ideia de elaborar caderno de slides para os outros livros da série.

A seguir construiu-se o Caderno de Slides para o livro Entendendo as Mudanças na CASP com algumas inovações, que se repetiram no Caderno de Slides do livro ECOASP e nesta obra. Com este caderno de slides o livro Entendendo as DCASP, ganha resumos dos capítulos e exercícios, que podem ser aplicados na sala de aula ou como trabalho extraclasse, agregando valor ao livro texto.

Este caderno de Slides se propõe a ser o material de apoio para professores que queiram elaborar cursos sobre as Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público. Ao adotar o livro e o caderno de slides se terá a garantia de entrega para o aluno de material de qualidade e atualizado. Sob a ótica do aluno, os slides funcionam também como um “resumo esquemático” da teoria tratada no livro.

Assim como nas obras anteriores este caderno se mostra muito mais que uma compilação de slides impressos, pois na prática funciona também como um eficiente roteiro de aula a ser seguido pelo professor, pois na quase totalidade dos slides existe referências às páginas dos livros na qual são abordados o assunto de cada slide. O professor que adotar o livro e o caderno em cursos poderá ter acesso à publicação completa em PowerPoint com todas as animações.

Com mais esta obra temos a certeza de que estamos investindo na multiplicação e consolidação do conhecimento junto com os nossos colegas profissionais da Contabilidade, na construção de um futuro melhor, mais justo, transparente e sólido para a sociedade brasileira.

Nossa grande motivação é e sempre será a busca continuada de melhoria da qualidade do processo de disseminação do conhecimento. Assim, desejamos que os professores e alunos usem e abusem do material e que, caso tenham propostas de melhorias, enviem por e-mail para que na próxima edição esta obra seja melhorada.

Por fim, nosso desejo é de que tenham bons estudos e um excelente curso!!

 


Escrever sua própria revisão

Apenas usuários cadastrados podem escrever avaliações. Por favor, conecte-se ou cadastre-se