Curso Tesouro Gerencial (com o Prof. Kleber Marques)

I. APRESENTAÇÃO:

Já está em funcionamento o novo Sistema da Secretaria do Tesouro Nacional, o Tesouro Gerencial, para consulta de informações do SIAFI, construído em uma plataforma de business intelligence (a mesma utilizada no Sistema de Informações de Custos). Desde 2015, esse sistema substitui o SIAFI Gerencial para consulta da execução orçamentária e financeira e o Sistema de Informações de Custos (SIC) para consulta de informações de custos do Governo Federal.

Os benefícios da nova solução são: a ampliação expressiva da abrangência e a atomicidade dos dados (praticamente todos os dados do SIAFI, no mesmo nível de detalhe), a geração de relatórios dinâmicos (com funcionalidades como pivotagem, drill e filtros de exibição), a modularidade, a construção de documentos complexos e painéis (dashboards) e o agendamento de consultas.

 

II. OBJETIVO:

Nosso objetivo maior é capacitar o aluno de forma diferenciada, com atendimento personalizado, focado na necessidade de sua instituição, fazendo com que aprenda a elaborar gráficos e relatórios que irão facilitar a tomada de decisões na sua gestão e saiba levantar e acompanhar os principais gastos do seu órgão através de relatórios de transparência, de fácil entendimento pela sociedade.

Para tanto é necessário capacitar o aluno para que ele seja capaz de executar as funções básicas no sistema Tesouro Gerencial, e fazê-lo:

  • Identificar a utilização da contabilidade gerencial como facilitador da tomada de decisões;
  • Entender e analisar os sistemas de informação contábil e de controle gerencial;
  • Conceituar e compreender os conceitos do novo sistema de consultas do Governo Federal;
  • Compreender as funções e finalidades que o Sistema pode proporcionar para gestão dos recursos públicos e tomada de decisões.

 

III. PÚBLICO ALVO:

Destina-se a atender, prioritariamente, a contadores, auditores, coordenadores, gerentes, especialistas e técnicos envolvidos nas ações de acompanhamento, execução e controle da execução orçamentária, financeira e patrimonial dos diversos órgãos do Governo Federal e demais profissionais de administração, economia e gestores públicos.

 

IV. METODOLOGIA

Ao longo do curso serão apresentados aspectos teóricos e práticos dos temas relacionados em cada módulo, bem como as principais características e funcionalidades do novo sistema.

Será apresentado também, como subsídio às consultas sobre a execução orçamentário-financeira, os principais conceitos referentes à administração financeira e orçamentária.

Para fixação dos conceitos todo o conteúdo, em cada aula os assuntos tratados serão abordados de forma prática por meio de exercícios simulados, bem como situações apresentadas pelos alunos relativas a peculiaridades de suas atividades.

 

V. MATERIAL DIDÁTICO:

Será fornecido ao aluno uma apostila detalhada sobre a utilização do sistema Tesouro Gerencial (em formato pdf).

E, ainda, serão disponibilizados aos alunos, ao final do curso os relatórios sobre: a Situação da Execução Orçamentária Completa; as Despesas Empenhadas, Liquidas a pagar e Pagas por Ação; as Despesas Empenhadas, Liquidas a pagar e Pagas por Ação e Plano Interno*; as Despesas Empenhadas, Liquidas a pagar e Pagas por Ação e Natureza de Despesa; as Despesas Liquidadas a Pagar; o Acompanhamento de Bens Imóveis; o Acompanhamento de Contratos; o Acompanhamento de Bens Móveis; o Acompanhamento de Material de Consumo; o Acompanhamento de Diárias; o Acompanhamento de Bens e Materiais em Trânsito; e os Empenhos Liquidados a Pagar por Favorecidos.

 

VI. INSTRUTOR:

Prof. Kleber C. Marques Neto

É Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Paraíba (2000) com Especialização em Perícia Contábil pela UnP (2002). Experência de atuação com passagens por grandes grupos privados como os Grupos Energisa, Riachuelo e Unibanco.

É Instrutor/multiplicador da ENAP – Escola Nacional de Administração Pública e STN – Secretaria do Tesouro Nacional, Professor das disciplinas de Contabilidade Básica, Intermediária e Contabilidade Pública.

É Contador Público do quadro efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB, onde responde pela Contabilidade e presta assessoria a Gestão com informações sobre a realidade contábil, patrimonial, orçamentária e financeira da Instituição, facilitando a tomada de decisões, através do entendimento e análises da utilização dos recursos públicos com transparência e efetividade. Tem experiência na área de Contabilidade Aplicada ao Setor Público – CASP, Finanças Públicas e Administração Pública e responde pela elaboração e coordenação do RMEC – Relatório mensal de Controle e Execução do IFPB.

Seu currículo Lattes poderá ser acessado no link http://bit.ly/klebermarquesnt-lattes

 

VII. FORMA DE CONTRATAÇÃO:

Este curso é ofertado na modalidade in company, ou seja, por turma fechada.

Assim, o interessado deverá solicitar um orçamento, clicando no botão Solicite um Orçamento, logo abaixo. Será apresentado um briefing, que deverá ser preenchido com as informações necessárias que darão respaldo à elaboração de uma proposta especifica e adequada à demanda que for apresentada. Ao final do preenchimento, deverá clicar em Enviar. Em até 24hs retornaremos o contato para o e-mail e telefone informados.

Caso surja alguma dúvida, entre em contato conosco pelo e-mail cursos@gestaopublica.com.br, ou, diretamente com nosso setor de Cursos e Treinamentos pelo fone 61-99124-6315 (falar com Adriano Bastos).

 

VIII – DADOS GERAIS DA EMPRESA

Gestão Pública Editora e Treinamentos Sociedade Ltda – EPP
Loja: 17, Quadra: 02, CL, do Condomínio Mansões Entre Lagos 1. Rodovia DF-250 Km 2,7.
Bairro: Região dos Lagos (Sobradinho) | Brasília – DF. CEP: 73.255-900
Telefone: (61) 99124 – 6315 (Adriano)
E-mail: cursos@gestaopublica.com.br
CNPJ/MF: 10.813.986/0001-72 | CF/DF: 07.520.420/001-89
Banco do Brasil:  Agência: 1231-9. Conta Corrente: 155.922-2

Ficha de Informações Prévias para Orçamento de Curso In Company

Recebemos com muita satisfação esse pedido de capacitação In Company e, para que possamos analisar a melhor forma de atendê-lo, precisamos que nos sejam fornecidas algumas informações básicas para elaboração de uma proposta formal, adequada às suas necessidades de capacitação.


Assim, faz-se necessário responder aos seguintes questionamentos prévios, conforme a seguir:

Sobre Você:

Sobre o Serviço:

Sobre a Didática do Professor/Palestrante, Quantidade e Perfil dos Participantes, e Local:

Sobre a Organização e Logística do serviço, e Logística de Materiais:

(para este item informamos que é necessário utilização de equipamento audiovisual tipo Computador com Microsoft Power Point ou similar, Datashow e Quadro Branco ou Flipchart)

Agendamento, Confirmação e Garantia de Realização do Serviço:

A partir do agendamento e confirmação da data ou período de realização do serviço, a agenda do(s) professor(es)/palestrante(s) ficará bloqueada. Entretanto, não poderá permanecer assim sem que haja o recebimento da garantia de pagamento do serviço, o que se dá com o recebimento da Nota de Empenho (no caso de Entes Públicos) ou Comprovante de Pagamento de Adiantamento (no caso de Empresa Privada).

Sobre os materiais de apoio para o curso In Company:

* É necessário o envio da relação de participantes com 05 dias de antecedência para preparo da folha de frequência. É obrigatório o envio de uma cópia endossada pelo órgão para ser arquivada na Gestão Pública Treinamentos.


** A entrega do certificado será feita ao participante que tiver uma frequência mínima de 80% da carga horária do serviço.



Obrigado por nos fornecer essas informações prévias, elas são fundamentais para que possamos elaborar uma proposta adequada às suas necessidades.


Em breve retornaremos ao contato informado e nos colocamos à disposição para dirimir quaisquer dúvidas.



Atenciosamente
Gestão Pública Treinamentos

3 de setembro de 2020
Gestão Pública Editora e Treinamentos Sociedade Ltda - EPP
CNPJ/MF: 10.813.986/0001-72


Contatos:
Editora:editora@gestaopublica.com.br,
Ligação e Whatsapp: (61) 9 8258-2368,
Falar com Karla.
Somente Whatsapp: (61) 9 8203 - 6388,
Falar com Anthony.
Ligação e Whatsapp: (61) 9 9239 - 0699,
Falar com Debhora.
 
Cursos: cursos@gestaopublica.com.br, 
(061) 9 9239-0699, Falar com Debhora
Cadastre-se em nossa Newsletter e receba em primeira mão todas as novidades do Grupo Gestão Publica comodamente no seu e-mail.

Por favor habilite seu javascript para enviar este formulário

Validar Código do Certificado EAD

© 2020 Editora Gestão Publica. Todos os Direitos Reservados.