Conformidade Contábil e Análise das Demonstrações (com o Prof. Kleber Marques)

I. APRESENTAÇÃO:

A Conformidade Contábil tem a finalidade de certificar os Demonstrativos Contábeis, cujas informações são objeto de aferição, pelo Contador da UJ– Unidade Jurisdicionada. Com a exigência da “Declaração do Contador”, tratada na Portaria TCU 150/2012 e no Acordão 1338/2014 – Plenário, que visa garantir com razoável segurança que a situação patrimonial, orçamentária e financeira dos órgãos e entidades federais a que estão vinculadas estejam dentro dos padrões das NBCASP e retratando a realidade da instituição e a efetiva aplicação do que está disposto no Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público.

A necessidade de se ter informações claras, de qualidade e no tempo certo, cada dia mais, são cobradas pela sociedade e os gestores são cobrados por resultados mais eficientes e eficazes. A cultura vem mudando no Brasil, a sociedade cobra por uma Gestão Pública com Resultados. Não há mais espaço para o amadorismo na gestão pública, a cada dia, a sociedade exige Gestores mais capacitados e experientes.

Para isso os gestores públicos devem deixar de enxergar o Contador apenas como “mecanismo de defesa”, focado somente nas prestações de contas e nas exigências legais e passar a vê-los como um importante assessor de prevenção, que trará mais resultados a sua gestão, por isso é tão necessário um profissional capacitado e um sistema de informações contábeis eficiente.

 

II. OBJETIVO:

Capacitar o aluno para que ao final tenha conhecimentos para analisar inconsistências, realizar regularizações, analisar demonstrações/ balancetes e outras atividades relacionadas as rotinas contábeis.

Para tanto é necessário capacitar o aluno para que ele saiba:

• Conceituar as demonstrações contábeis aplicadas ao setor público com foco no sistema SIAFI;
• Compreender as funções e finalidades dos demonstrativos contábeis para análise e tomada de decisões;
• Compreender a importância das demonstrações contábeis para a saúde patrimonial da instituição;
• Analisar os balancetes através do Tesouro Gerencial; e
• Analisar as demonstrações contábeis através do Excel.

 

III. PÚBLICO ALVO:

Destina-se a atender, prioritariamente, a contadores, auditores, coordenadores, gerentes, especialistas e técnicos envolvidos nas ações de acompanhamento e controle da execução orçamentária, financeira e patrimonial dos diversos Órgãos do Governo Federal.

OBS1: O aluno deve ter, como pré-requisito, conhecimento de Contabilidade Aplicada ao Setor Público e conhecimento básico de SIAFI.

 

IV. METODOLOGIA E MATERIAL DIDÁTICO:

Após a introdução ao tema, ao longo do curso serão apresentados aspectos teóricos e práticos, com aulas expositivas em quadro branco e/ou utilizando recursos de informática e multimídia, como meio para fixação dos conteúdos, bem como com a análise de situações apresentadas pelos alunos relativas a peculiaridades de suas atividades.

Assim, haverá aulas expositivas, com apresentação de slides e aulas e demonstrações práticas, com acesso direto no SIAFI Operacional, acompanhadas de análise de casos práticos.

Com objetivo de maximizar o nível de aprendizagem sugere-se que o curso tenha duração de 24hs/aula (ou seja, três dias de 8hs de instrução) em turma de, no máximo, 30 (trinta) alunos.

Este curso é extremamente voltado á pratica e eventual material didático instrucional que o instrutor entender ser necessário a facilitação do aprendizado do aluno será acertado na contratação e disponibilizado na capacitação.

OBS2: O detalhamento do conteúdo programático poderá ser solicitado por e-mail (cursos@gestaopublica.com.br)

 

V. INSTRUTOR:

Prof. Kleber C. Marques Neto

É Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Paraíba (2000) com Especialização em Perícia Contábil pela UnP (2002). Experência de atuação com passagens por grandes grupos privados como os Grupos Energisa, Riachuelo e Unibanco.

É Instrutor/multiplicador da ENAP – Escola Nacional de Administração Pública e STN – Secretaria do Tesouro Nacional, Professor das disciplinas de Contabilidade Básica, Intermediária e Contabilidade Pública.

É Contador Público do quadro efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB, onde responde pela Contabilidade e presta assessoria a Gestão com informações sobre a realidade contábil, patrimonial, orçamentária e financeira da Instituição, facilitando a tomada de decisões, através do entendimento e análises da utilização dos recursos públicos com transparência e efetividade. Tem experiência na área de Contabilidade Aplicada ao Setor Público – CASP, Finanças Públicas e Administração Pública e responde pela elaboração e coordenação do RMEC – Relatório mensal de Controle e Execução do IFPB.

Seu currículo Lattes poderá ser acessado no link http://bit.ly/klebermarquesnt-lattes

 

VI. FORMA DE CONTRATAÇÃO:

Este curso é ofertado na modalidade in company, ou seja, por turma fechada.

Assim, o interessado deverá solicitar um orçamento, clicando no botão Solicite um Orçamento, logo abaixo. Será apresentado um briefing, que deverá ser preenchido com as informações necessárias que darão respaldo à elaboração de uma proposta especifica e adequada à demanda que for apresentada. Ao final do preenchimento, deverá clicar em Enviar. Em até 24hs retornaremos o contato para o e-mail e telefone informados.

Caso surja alguma dúvida, entre em contato conosco pelo e-mail cursos@gestaopublica.com.br, ou, diretamente com nosso setor de Cursos e Treinamentos pelo fone 61-99124-6315 (falar com Adriano Bastos).

 

VIII – DADOS GERAIS DA EMPRESA

Gestão Pública Editora e Treinamentos Sociedade Ltda – EPP
Loja: 17, Quadra: 02, CL, do Condomínio Mansões Entre Lagos 1. Rodovia DF-250 Km 2,7.
Bairro: Região dos Lagos (Sobradinho) | Brasília – DF. CEP: 73.255-900
Telefone: (61) 99124 – 6315 (Adriano)
E-mail: cursos@gestaopublica.com.br
CNPJ/MF: 10.813.986/0001-72 | CF/DF: 07.520.420/001-89
Banco do Brasil:  Agência: 1231-9. Conta Corrente: 155.922-2

Ficha de Informações Prévias para Orçamento de Curso In Company

Recebemos com muita satisfação esse pedido de capacitação In Company e, para que possamos analisar a melhor forma de atendê-lo, precisamos que nos sejam fornecidas algumas informações básicas para elaboração de uma proposta formal, adequada às suas necessidades de capacitação.


Assim, faz-se necessário responder aos seguintes questionamentos prévios, conforme a seguir:

Sobre Você:

Sobre o Serviço:

Sobre a Didática do Professor/Palestrante, Quantidade e Perfil dos Participantes, e Local:

Sobre a Organização e Logística do serviço, e Logística de Materiais:

(para este item informamos que é necessário utilização de equipamento audiovisual tipo Computador com Microsoft Power Point ou similar, Datashow e Quadro Branco ou Flipchart)

Agendamento, Confirmação e Garantia de Realização do Serviço:

A partir do agendamento e confirmação da data ou período de realização do serviço, a agenda do(s) professor(es)/palestrante(s) ficará bloqueada. Entretanto, não poderá permanecer assim sem que haja o recebimento da garantia de pagamento do serviço, o que se dá com o recebimento da Nota de Empenho (no caso de Entes Públicos) ou Comprovante de Pagamento de Adiantamento (no caso de Empresa Privada).

Sobre os materiais de apoio para o curso In Company:

* É necessário o envio da relação de participantes com 05 dias de antecedência para preparo da folha de frequência. É obrigatório o envio de uma cópia endossada pelo órgão para ser arquivada na Gestão Pública Treinamentos.


** A entrega do certificado será feita ao participante que tiver uma frequência mínima de 80% da carga horária do serviço.



Obrigado por nos fornecer essas informações prévias, elas são fundamentais para que possamos elaborar uma proposta adequada às suas necessidades.


Em breve retornaremos ao contato informado e nos colocamos à disposição para dirimir quaisquer dúvidas.



Atenciosamente
Gestão Pública Treinamentos

3 de setembro de 2020
Gestão Pública Editora e Treinamentos Sociedade Ltda - EPP
CNPJ/MF: 10.813.986/0001-72


Contatos:
Editora:editora@gestaopublica.com.br,
Ligação e Whatsapp: (61) 9 8258-2368,
Falar com Karla.
Somente Whatsapp: (61) 9 8203 - 6388,
Falar com Anthony.
Ligação e Whatsapp: (61) 9 9239 - 0699,
Falar com Debhora.
 
Cursos: cursos@gestaopublica.com.br, 
(061) 9 9239-0699, Falar com Debhora

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