Auditoria Governamental

I  – OBJETIVO:


GERAL:

Apresentar aos participantes o conteúdo essencial ao entendimento dos aspectos basilares sobre auditoria governamental e controles internos aplicados ao setor público, notadamente no que tange à forma de funcionamento das instituições de auditoria no setor público, às estruturas de controle, como se processam os trabalhos de auditoria, quanto à identificação de achados, caracterização de evidências e emissão de recomendações, além dos efeitos e consequências dos trabalhos.


ESPECÍFICOS: 

  • Apresentar o conceito de auditoria e de controle interno, bem como sua evolução histórica e os tipos de auditoria;
  • Diferenciar auditoria e controle e apresentar os principais aspectos relacionados a governança, risco e controles internos;
  • Apresentar um panorama sobre instituições de auditoria no setor público;
  • Compreender os atributos exigidos pelas normas de auditoria;
  • Apresentar as fases de um trabalho de auditoria.

 

II  – PÚBLICO ALVO

Destina-se a atender a auditores governamentais que atuam com auditoria interna (controle interno) ou externa (controle externo), bem como aquele que se relaciona direta ou indiretamente com a área, além de profissionais das diversas áreas e esferas de governo que desejam conhecer de forma aprofundada como funciona a auditoria no setor público.

 

III – MATERIAL DIDÁTICO:

Para acompanhamento das aulas os alunos receberão gratuitamente, a título de material didático, slides e cadernos de exercícios.

 

IV  – ESTRUTURA E CONTEÚDO:

Tópico Carga Horaria
(sugerida)
Módulo I – Teoria do Controle e da Auditoria

1 – Introdução. Conceito de auditoria. Histórico e evolução. Tipos de auditoria. Papel das normas de auditoria. Auditoria e controle: diferenças. Governança, risco e controles internos. O Committee of Sponsoring Organizations (COSO). Exercícios de fixação.

4h
Módulo II – Auditoria e Controle no Setor Público

2- Auditoria e controle no setor público. Instituições de auditoria no setor público segundo a Declaração de Lima. Intosai. Panorama das instituições de auditoria governamental no Brasil. Tribunais de Contas no Brasil: características básicas. Órgãos e unidades de controle e auditoria internas: características básicas. Atributos exigidos pelas normas internacionais nacionais e na jurisprudência do TCU. Relacionamento entre instituições de auditoria. Governança, risco e controles internos no setor público. Normas de auditoria. Tipos de auditoria no setor público. Exercícios de fixação. Atributos e características do auditor no setor público. Códigos de ética. Jurisprudência do TCU sobre a matéria. Casos selecionados.

6h
Módulo III – A Prática de Auditoria

3 – Realização da auditoria. Planejamento, execução e comunicação. Planejamento de auditoria. Definição de objetivos e escopo, alocação de recursos. Avaliação preliminar e avaliação de controles internos. Avaliação de risco. Programa de auditoria. Execução da auditoria. Técnicas e procedimentos de auditoria. Evidências. Coleta de evidências. Análise e avaliação de evidências. Conceitos básicos de amostragem. Registro de evidências (papéis de trabalho). Achados de auditoria. Evidências e provas no setor público. Jurisprudência do TCU sobre a matéria. Comunicação dos resultados. Monitoramento. Controle de qualidade. Exercícios de fixação.

9h
Módulo IV – Consequências da Atuação da Auditoria no Setor Público

4 – Efeitos. Responsabilização administrativa e processo nos Tribunais de Contas. Julgamento, sanção, recursos.

1h

 

V – METODOLOGIA

Ao longo do curso serão apresentados aspectos teóricos e práticos dos temas relacionados. As aulas serão expositivas, com apresentação de slides baseados no material didático com apresentação de casos práticos e estudos de caso.

 

VI – INSTRUTOR

Laércio Mendes Vieira

Auditor Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU). Graduado em Ciências Contábeis e mestre em Economia do Setor Público pela Universidade de Brasília (UnB), com Pós Graduação em Economia pela Universidade George Washington (GWU), Washington, DC, EUA.

Certificação profissional em Auditoria Governamental (CGAP) e certificação em Gestão de Risco (CRMA) pelo Instituto dos Auditores Internos (The IIA) dos EUA.

É co-autor dos livros “Controle dos Gastos Públicos no Brasil: Instituições Oficiais, Controle Social e um Mecanismo para ampliar o envolvimento da Sociedade” editado pela Fundação Konrad Adenauer, “Dívida Pública: A Experiência Brasileira”, publicado pela Secretaria do Tesouro Nacional e pelo Banco Mundial, “Estudando Teoria da Contabilidade”, publicado pela Editora Atlas e “Economia Pública Brasileira”, publicado pela Escola de Administração Fazendária e Universidade de Brasília.

Experiência de 20 anos em temas de transparência, controle e auditoria. No TCU desde o ano 2003, atualmente ocupando a função de chefe de gabinete do Ministro-Substituto Weder de Oliveira do TCU, tendo sido anteriormente Secretário-Adjunto e Diretor na Secretaria do TCU. Foi também auditor da Controladoria-Geral da União de 1997 a 2002.

Agraciado com os prêmios de monografia da Secretaria do Orçamento Federal de 2014, do Tesouro Nacional de 2010, do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro de 2013 e da Olacefs (Organização Latino-americana e do Caribe de Entidades de Fiscalização Superior) de 1994.

Docente na Organização Latino Americana e do Caribe de Entidades de Fiscalização Superior (Olacefs) e na International Organisation of Supreme Audit Institutions (Intosai) em programas de auditoria de dívida pública e desenvolvimento de capacidades no Equador, Venezuela, Paraguai, Colômbia, Uruguai e República Dominicana. Professor dos cursos de Pós-Graduação do ISC/TCU, UnB, FGV, Associação dos Magistrados do Brasil (AMB), Secretaria de Fazenda de Alagoas, Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) dentre vários outros, nas áreas de finanças públicas, orçamento público, contabilidade pública e auditoria governamental.

 

VII – FORMAS DE CONTRATAÇÃO 

Este curso é ofertado na modalidade in company, ou seja, por turma fechada.

Assim, o interessado deverá solicitar um orçamento, clicando no botão Solicite um Orçamento, logo abaixo. Será apresentado um briefing, que deverá ser preenchido com as informações necessárias que darão respaldo à elaboração de uma proposta especifica e adequada à demanda que for apresentada. Ao final do preenchimento, deverá clicar em Enviar. Em até 24hs retornaremos o contato para o e-mail e telefone informados.

Caso surja alguma dúvida, entre em contato conosco pelo e-mail cursos@gestaopublica.com.br, ou, diretamente com nosso setor de Cursos e Treinamentos pelo fone 61-99124-6315 (falar com Adriano Bastos).

 

VIII – DADOS GERAIS DA EMPRESA

Gestão Pública Editora e Treinamentos Sociedade Ltda – EPP
Loja: 17, Quadra: 02, CL, do Condomínio Mansões Entre Lagos 1. Rodovia DF-250 Km 2,7.
Bairro: Região dos Lagos (Sobradinho) | Brasília – DF. CEP: 73.255-900
Telefone: (61) 99124 – 6315 (Adriano)
E-mail: cursos@gestaopublica.com.br
CNPJ/MF: 10.813.986/0001-72 | CF/DF: 07.520.420/001-89
Banco do Brasil:  Agência: 1231-9. Conta Corrente: 155.922-2

Ficha de Informações Prévias para Orçamento de Curso In Company

Recebemos com muita satisfação esse pedido de capacitação In Company e, para que possamos analisar a melhor forma de atendê-lo, precisamos que nos sejam fornecidas algumas informações básicas para elaboração de uma proposta formal, adequada às suas necessidades de capacitação.


Assim, faz-se necessário responder aos seguintes questionamentos prévios, conforme a seguir:

Sobre Você:

Sobre o Serviço:

Sobre a Didática do Professor/Palestrante, Quantidade e Perfil dos Participantes, e Local:

Sobre a Organização e Logística do serviço, e Logística de Materiais:

(para este item informamos que é necessário utilização de equipamento audiovisual tipo Computador com Microsoft Power Point ou similar, Datashow e Quadro Branco ou Flipchart)

Agendamento, Confirmação e Garantia de Realização do Serviço:

A partir do agendamento e confirmação da data ou período de realização do serviço, a agenda do(s) professor(es)/palestrante(s) ficará bloqueada. Entretanto, não poderá permanecer assim sem que haja o recebimento da garantia de pagamento do serviço, o que se dá com o recebimento da Nota de Empenho (no caso de Entes Públicos) ou Comprovante de Pagamento de Adiantamento (no caso de Empresa Privada).

Sobre os materiais de apoio para o curso In Company:

* É necessário o envio da relação de participantes com 05 dias de antecedência para preparo da folha de frequência. É obrigatório o envio de uma cópia endossada pelo órgão para ser arquivada na Gestão Pública Treinamentos.


** A entrega do certificado será feita ao participante que tiver uma frequência mínima de 80% da carga horária do serviço.



Obrigado por nos fornecer essas informações prévias, elas são fundamentais para que possamos elaborar uma proposta adequada às suas necessidades.


Em breve retornaremos ao contato informado e nos colocamos à disposição para dirimir quaisquer dúvidas.



Atenciosamente
Gestão Pública Treinamentos

3 de setembro de 2020
Gestão Pública Editora e Treinamentos Sociedade Ltda - EPP
CNPJ/MF: 10.813.986/0001-72


Contatos:
Editora:editora@gestaopublica.com.br,
Ligação e Whatsapp: (61) 9 8258-2368,
Falar com Karla.
Somente Whatsapp: (61) 9 8203 - 6388,
Falar com Anthony.
Ligação e Whatsapp: (61) 9 9239 - 0699,
Falar com Debhora.
 
Cursos: cursos@gestaopublica.com.br, 
(061) 9 9239-0699, Falar com Debhora

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