I – OBJETIVO:
GERAL:
Apresentar aos participantes o conteúdo essencial ao entendimento dos aspectos basilares sobre auditoria contábil aplicada ao setor público.
ESPECÍFICOS:
- Apresentar o conceito de auditoria, bem como sua evolução histórica e os tipos de auditoria, com ênfase na auditoria contábil;
- Apresentar um panorama sobre instituições de auditoria no setor público;
- Compreender os atributos exigidos pelas normas de auditoria;
- Revisar aspectos essenciais da contabilidade aplicada ao setor público, em particular a mecânica e sistemática contábil, as demonstrações contábeis segundo o tipo de entidade e outros relatórios de natureza contábil segundo a Lei de Responsabilidade Fiscal;
- Apresentar as fases de um trabalho de auditoria e aplica-las à auditoria contábil;
- Conhecer a jurisprudência do Tribunal de Contas da União e “casos” importantes relacionados à área;
- Compreender os efeitos e consequências advindos
II – PÚBLICO ALVO
Destina-se a atender a auditores governamentais que atuam com auditoria interna (controle interno) ou externa (controle externo) de natureza contábil, bem como aquele que se relaciona direta ou indiretamente com a área, além de profissionais das diversas áreas e esferas de governo que desejam conhecer de forma aprofundada como funciona a auditoria contábil no setor público.
III – MATERIAL DIDÁTICO:
Para acompanhamento das aulas os alunos receberão, a título de material didático, slides e cadernos de exercícios, sob responsabilidade da contratante.
IV – ESTRUTURA E CONTEÚDO:
O curso terá a carga horária de 20hs/aula, e está estruturado em 5 (cinco) tópicos, cada um com quantidade de horas adequada à apresentação pelo instrutor e à apreensão dos conteúdos pelos participantes. Os conteúdos e as hrs/aula para cada tópico estão abaixo descriminados:
Tópico | Carga Horaria (sugerida) |
I – FUNDAMENTOS DE AUDITORIA
1 – Introdução. Conceito de auditoria. Histórico e evolução. Auditoria no Setor Privado e no Setor Público. Normas de Auditoria. Tipos de auditoria. A auditoria contábil ou financeira: objetivo, características gerais. Exercícios de fixação. |
4h |
II – O OBJETO DA AUDITORIA FINANCEIRA NO SETOR PÚBLICO
2 – Contabilidade no setor público. Conceito de contabilidade. Mecânica e sistemática contábil. Demonstrações contábeis segundo o tipo de entidade. Demonstrações contábeis segundo a Lei 4.320/1964 e outros normativos. Outros relatórios de natureza contábil segundo a Lei de Responsabilidade Fiscal. Exercícios de fixação. |
6h |
III – OS TRABALHOS DE AUDITORIA FINANCEIRA
3 – Realização da auditoria. Planejamento, execução e comunicação. Planejamento de auditoria. Definição de objetivos e escopo, alocação de recursos. Avaliação preliminar e avaliação de controles internos. O Committee of Sponsoring Organizations (COSO). Programa de auditoria. Execução da auditoria. Técnicas e procedimentos de auditoria. Evidências. Coleta de evidências. Análise e avaliação de evidências. Procedimentos analíticos e testes de transações e saldos. Tracing e vouching. Conceitos básicos de amostragem. Registro de evidências (papéis de trabalho). Achados de auditoria. Evidências e provas no setor público. Jurisprudência do TCU sobre a matéria. Comunicação dos resultados (relatório, parecer). Controle de qualidade. Exercícios de fixação. |
4h |
IV – APLICAÇÃO DA AUDITORIA FINANCEIRA NO SETOR PÚBLICO
4 – Aplicação. Aplicação das técnicas de auditoria financeira à contabilidade pública. Exercícios de aplicação. Estudos de casos (“cases”) baseados na jurisprudência do TCU. Exercícios de aplicação. |
5h |
V – CONSEQUÊNCIAS DA AUDITORIA FINANCEIRA NO SETOR PÚBLICO
5 – Efeitos. Responsabilização administrativa e processo no Tribunal de Contas da União: contas ordinárias e auditoria financeira. Julgamento, sanção. |
1h |
V – METODOLOGIA
O curso será ministrado utilizando-se da teoria de auditoria, de conhecimentos de procedimentos e técnicas e, principalmente, da experiência vivida na fiscalização das contas do governo federal.
Ao longo do curso serão apresentados aspectos teóricos e práticos dos temas relacionados. As aulas serão expositivas, com apresentação de slides e análise de casos práticos.
VI – INSTRUTOR
Laércio Mendes Vieira
Auditor Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU). Graduado em Ciências Contábeis e mestre em Economia do Setor Público pela Universidade de Brasília (UnB), com Pós Graduação em Economia pela Universidade George Washington (GWU), Washington, DC, EUA.
Certificação profissional em Auditoria Governamental (CGAP) e certificação em Gestão de Risco (CRMA) pelo Instituto dos Auditores Internos (The IIA) dos EUA.
É co-autor dos livros “Controle dos Gastos Públicos no Brasil: Instituições Oficiais, Controle Social e um Mecanismo para ampliar o envolvimento da Sociedade” editado pela Fundação Konrad Adenauer, “Dívida Pública: A Experiência Brasileira”, publicado pela Secretaria do Tesouro Nacional e pelo Banco Mundial, “Estudando Teoria da Contabilidade”, publicado pela Editora Atlas e “Economia Pública Brasileira”, publicado pela Escola de Administração Fazendária e Universidade de Brasília.
Experiência de 20 anos em temas de transparência, controle e auditoria. No TCU desde o ano 2003, atualmente ocupando a função de chefe de gabinete do Ministro-Substituto Weder de Oliveira do TCU, tendo sido anteriormente Secretário-Adjunto e Diretor na Secretaria do TCU. Foi também auditor da Controladoria-Geral da União de 1997 a 2002.
Agraciado com os prêmios de monografia da Secretaria do Orçamento Federal de 2014, do Tesouro Nacional de 2010, do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro de 2013 e da Olacefs (Organização Latino-americana e do Caribe de Entidades de Fiscalização Superior) de 1994.
Docente na Organização Latino Americana e do Caribe de Entidades de Fiscalização Superior (Olacefs) e na International Organisation of Supreme Audit Institutions (Intosai) em programas de auditoria de dívida pública e desenvolvimento de capacidades no Equador, Venezuela, Paraguai, Colômbia, Uruguai e República Dominicana. Professor dos cursos de Pós-Graduação do ISC/TCU, UnB, FGV, Associação dos Magistrados do Brasil (AMB), Secretaria de Fazenda de Alagoas, Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) dentre vários outros, nas áreas de finanças públicas, orçamento público, contabilidade pública e auditoria governamental.
VII – FORMAS DE CONTRATAÇÃO
Este curso é ofertado na modalidade in company, ou seja, por turma fechada.
Assim, o interessado deverá solicitar um orçamento, clicando no botão Solicite um Orçamento, logo abaixo. Será apresentado um briefing, que deverá ser preenchido com as informações necessárias que darão respaldo à elaboração de uma proposta especifica e adequada à demanda que for apresentada. Ao final do preenchimento, deverá clicar em Enviar. Em até 24hs retornaremos o contato para o e-mail e telefone informados.
Caso surja alguma dúvida, entre em contato conosco pelo e-mail [email protected], ou, diretamente com nosso setor de Cursos e Treinamentos pelo fone 61-99124-6315 (falar com Adriano Bastos).
VIII – DADOS GERAIS DA EMPRESA
Gestão Pública Editora e Treinamentos Sociedade Ltda – EPP
Loja: 17, Quadra: 02, CL, do Condomínio Mansões Entre Lagos 1. Rodovia DF-250 Km 2,7.
Bairro: Região dos Lagos (Sobradinho) | Brasília – DF. CEP: 73.255-900
Telefone: (61) 99124 – 6315 (Adriano)
E-mail: [email protected]
CNPJ/MF: 10.813.986/0001-72 | CF/DF: 07.520.420/001-89
Banco do Brasil: Agência: 1231-9. Conta Corrente: 155.922-2