Entendendo o PCASP + CADERNO DE SLIDES Entendendo o PCASP

Seja a primeira pessoa a avaliar este produto

Disponibilidade: Em estoque

R$145,00

Panorama Rápido

Entendendo o Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP)


Para conhecer um pouco mais sobre o livro clique aqui e veja as páginas iniciais com o sumário, apresentação, prefácio e visão geral do livro.

Gabarito do Livro 

Avaliação de Aprendizado - Gabarito


Entendendo o Plano de Contas Aplicado ao Setor Público - CADERNO DE SLIDES


Esta obra se encontra estruturada em 12 capítulos que guardam correlação com o Livro Entendendo o Plano de Contas Aplicado ao Setor Público, mas não necessariamente com a mesma sequência dos capítulos do livro.

Este Caderno de Slides foi elaborado também para servir de guia do curso e nesse sentido, algumas informações que constam dos slides ajudam  professores e  alunos a acompanhar o assunto tratado no livro.

Para conhecer um pouco mais sobre o livro clique aqui e veja as páginas iniciais com o sumário, apresentação, prefácio e visão geral do livro.

Entendendo o Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP)

A ideia de que um dia o Brasil teria um plano de contas para a Federação era um desejo de muitos contadores do setor público. A implantação já estava ocorrendo gradativamente e tudo levava a crer que o Plano de Contas da Administração Pública Federal (PCAPF), que integrava o Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi), seria o padrão. De repente tudo mudou e um tsunami de ousadia e criatividade atingiu a contabilidade do setor público, fazendo nascer o Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP).

A revolução causada pelo processo de discussão entre profissionais de todo o país a partir da criação, pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), do Grupo Técnico de Procedimentos Contábeis (GTCON), demonstra que o processo democrático é o melhor caminho para se chegar à excelência, mesmo que seja um processo mais demorado.

A batalha foi grande, as discussões inúmeras, mas o fato é que o PCASP hoje é uma realidade apesar de sua obrigatoriedade ter sido prorrogada. Escrever sobre este marco para a contabilidade do setor público brasileiro tem o objetivo de demonstrar seu funcionamento e fazer o registro histórico, que explica muitas de suas características. Hoje o PCASP é uma realidade em mais de 2.000 municípios e alguns estados da Federação: O futuro chegou!

Nos 12 capítulos que compõem esta obra, busca-se apresentar o processo da construção desse plano de contas único e o caminho percorrido para chegar neste momento tão importante de renascimento da contabilidade do setor público no Brasil. Há também uma abordagem operacional da aplicabilidade do PCASP em temáticas inovadoras, acompanhadas de exercícios de fixação e uma avaliação de aprendizado ao final. 

Com isso, espera-se que o leitor tenha uma visão das mudanças que o PCASP está provocando na rotina da Administração, os desafios e estratégias para sua implantação, e a melhoria da informação que trará para seus usuários.

 

Entendendo o Plano de Contas Aplicado ao Setor Público - CADERNO DE SLIDES

Na parte inferior esquerda de cada slide consta a indicação do livro e página de referência. Além disso, alguns slides trazem no canto inferior direito uma figura com a sugestão para que, após a explanação do assunto, se faça(m) exercício(s) do livro Entendendo o PCASP e indica a(s) página(s) e quais os exercícios devem ser resolvidos. 

Seguindo as orientações dos slides, ao final do curso todos os exercícios são trabalhados, ficando por conta de cada professor a escolha do melhor momento para aplicação da Avaliação de Aprendizado que consta do final do livro Entendendo o PCASP.

O livro Entendendo o Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP), publicado em 2014, apresentou o processo da construção desse plano de contas único e o caminho percorrido para chegar neste momento tão importante de renascimento da contabilidade do setor público no Brasil. Esta obra apresenta uma abordagem operacional da aplicabilidade do PCASP em temáticas inovadoras, acompanhadas de exercícios de fixação e uma avaliação de aprendizado ao final.

Durante o ano de 2014 realizamos vários cursos sobre o PCASP e nossa experiência nesse ramo nos leva a preocupação constante em apresentar material de qualidade para nossos alunos, quase uma obsessão em prover aos profissionais do setor público o que há de melhor, de mais dinâmico, de mais atual.

Prover um caderno de slides em cópias que muitas vezes não tinham a qualidade que desejávamos era algo aquém de nossas pretensões, de nossos ideais. Tínhamos que dar o primeiro passo em busca de algo maior e melhor, que foi estabilizar as mudanças no material e vincular estritamente com o livro Entendendo o PCASP, para que servisse de guia de referência para o aluno. 

Um ano de trabalho, de revisões, análises e reuniões, o produto final foi este Caderno de Slides que não é somente um conjunto de slides para utilização de forma dinâmica nas aulas. É algo mais profundo, é uma inovação e ao mesmo tempo a concretização de um sonho ainda maior.

Este Caderno de Slides funciona como material de apoio para professores que queiram elaborar cursos sobre o Plano de Contas Aplicado ao Setor Público com base no livro Entendendo o PCASP. Para os alunos, uma obra de qualidade complementar ao livro da teoria que o guiará nos seus estudos.

Com isso, espera-se que ao estudar o PCASP, o leitor do livro teórico possa ter uma ferramenta de qualidade de apoio na condução de sua aprendizagem e inclua também suas observações sobre o assunto, que é tão importante para a Administração Pública neste momento de grandes mudanças e desafios.

APLICAÇÃO
 
Recomendado para ser utilizado em cursos sobre o PCASP que preferencialmente utilizem o Livro Entendendo o Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP) como bibliografía básica. 


Escrever sua própria revisão

Apenas usuários cadastrados podem escrever avaliações. Por favor, conecte-se ou cadastre-se