Entendendo a CPASP + CADERNO DE SLIDES Livro EMCASP

Seja a primeira pessoa a avaliar este produto

Disponibilidade: Em estoque

R$155,00

Panorama Rápido

Entendendo a Contabilidade Patrimonial Aplicada ao Setor Público 


Após o lançamento da obra “Entendendo a Contabilidade Orçamentária Aplicada ao Setor Público” e a aceitabilidade que obteve junto aos profissionais que atuam na área pública, em especial dos profissionais da Contabilidade, dá-se seguimento a mais uma obra da série “Entendendo CASP”, agora voltada especificamente para a Contabilidade Patrimonial.


Para conhecer um pouco mais sobre o livro clique aqui e veja as páginas iniciais com o sumário, prefácio e introdução do livro.


Pré-venda com previsão de postagem para 08/03


Entendendo as Mudanças na CASP - Caderno de Slides, Resumos e Exercícios


Esta obra se encontra estruturada em três partes: Resumos, Slides e Questões discursivas. Cada uma das partes estão separadas em 8 capítulos que guardam correlação com o Livro Entendendo as Mudanças na Contabilidade Aplicada ao Setor Público (EMCASP), seguindo a mesma sequência dos capítulos do livro.


Para conhecer um pouco mais sobre o livro clique aqui e veja as páginas iniciais com: Sumário, Apresentação e Visão Geral do Livro.



Entendendo a Contabilidade Patrimonial Aplicada ao Setor Público 

Esta obra se encontra estruturada em 14 capítulos e pretende contribuir para o aperfeiçoamento da Contabilidade Aplicada ao Setor Público, pois atende ao anseio dos profissionais de aliar a teoria contábil às melhores práticas contabilização, demonstrando como se fazer os registros dos principais atos e fatos da Administração Pública com base no PCASP.

No primeiro capítulo são abordadas as premissas conceituais relacionadas com as mudanças na CASP, as diferenças existentes entre conceitos e propósitos dos controles orçamentário, patrimonial e fiscal, bem como a estrutura básica do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público. As premissas para a realização dos registros contábeis no ente fictício Patrimonialópolis, por exemplo, estrutura administrativa, tabelas de fontes de recursos, programas e o plano de contas de referência, estão presentes no segundo capítulo e são essenciais para demonstrar os atos e fatos que serão objeto de contabilização nos demais capítulos, assim como as informações fundamentais ao entendimento de tais registros.

Nos capítulos seguintes são tratados os procedimentos específicos relacionados com vários elementos que integram o ativo, passivo, patrimônio líquido e suas variações, evidenciando os registros contábeis apropriados nas naturezas de informação patrimonial, orçamentária e típica de controle, ou em apenas alguns deles, quando for o caso. Após cada contabilização, são comentados os principais aspectos da escrituração realizada. Ao final do livro, é apresentado o balancete de verificação para evidenciação da situação das contas contábeis com os lançamentos acumulados até o último capítulo. Para que o leitor tenha uma visão geral do conteúdo desta obra será apresentado a seguir um resumo de cada capítulo.

Assim, espera-se que o leitor possa utilizar esta obra como referência para fins acadêmicos, ou na prática de suas atividades e se adapte o mais rapidamente às novas rotinas que a implantação da Contabilidade Patrimonial trouxe fortalecendo a governança das entidades públicas. O futuro chegou!

APLICAÇÃO
Recomendado ao público em geral e, em especial, aos profissionais e técnicos ligados às áreas de contabilidade, orçamento e finanças governamentais de todos os entes da Federação (União, Estados, Distrito Federal e Municípios). Livro-texto para as disciplinas de CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO e CONTABILIDADE PÚBLICA. Texto complementar para matérias relacionadas à RESPONSABILIDADE FISCAL, GESTÃO PÚBLICA e ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA NO SETOR PÚBLICO. Leitura complementar para aqueles que queiram prestar concurso para o Tribunal de Contas da União (TCU), Secretaria do Tesouro Nacional (STN), Controladoria-Geral da União (CGU) e Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP).

Entendendo as Mudanças na CASP - Caderno de Slides, Resumos e Exercícios

O livro Entendendo as Mudanças na Contabilidade Aplicada ao Setor Público (EMCASP) foi o primeiro da Série Entendendo CASP. Por este tenho um carinho todo especial, pois foi, até o momento, o único livro em que sou o único autor. Nele partilho com os colegas a experiência ímpar de ter participado ativamente do processo de mudança na contabilidade do setor público no período de 2006 a 2012. Depois dele outros livros da mesma Série foram publicados em parceria com os professores Carlos Eduardo e Jorge Carvalho: Entendendo o Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP) e Entendendo a Contabilidade Orçamentária (ECOASP).

Entre os dois últimos livros da série Entendendo CASP elaboramos e publicamos o caderno de slides do Livro Entendendo o Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP), sempre com o objetivo de criar e produzir material de qualidade para os cursos que ministramos. A ideia de fazer um caderno de slides para apoiar os alunos durante os cursos é prática comum nos tempos atuais. No entanto, a produção em formato de livro foi uma inovação e ao mesmo tempo a concretização de um sonho ainda maior, fruto de uma experiência consolidada a partir de vários cursos de PCASP que ministramos.

A utilização do Caderno de Slides do PCASP como um guia de referência para alunos e professores que adotam o livro em cursos foi um sucesso demonstrada na avaliação feita pelos alunos. Daí veio a ideia de elaborar caderno de slides para os outros livros da série.

Assim, O Livro "Entendendo as Mudanças na CASP: Caderno de Slides, Resumos e Exercícios" se propõe a ser material de apoio para professores que queiram elaborar cursos sobre as mudanças na contabilidade, bem como de Introdução à Contabilidade do Setor Público, com base no livro Entendendo as Mudanças na CASP. O Caderno de Slides do EMCASP se diferencia do similar para o PCASP, por trazer além dos slides os resumos dos capítulos do EMCASP. Também foram incluídas questões discursivas para serem aplicadas em sala de aula ou como trabalho extra classe. Ao adotar o livro e o caderno de slides se terá a garantia de entrega para os alunos de material de qualidade e atualizado. Sob a ótica do aluno os slides funcionam também como um "resumo esquemático” da teoria tratada no livro.

Vale ressaltar que este caderno é mais que uma compilação de slides impressos, funciona também como um eficiente roteiro de aula a ser seguido pelo professor, pois na quase totalidade dos slides existe referências às páginas dos livros na qual são abordados os assunto de cada slide. O professor que adotar o livro e o caderno em cursos poderá ter acesso à publicação completa em PowerPoint com todas as animações.

Depois de muitas palestras pelo Brasil sobre as mudanças na CASP se consolidou um momento de brincadeira e alegria com as anedotas do FunaiCard e do Terremoto na CASP. Os slides do FunaiCard têm relação com o artigo “A Contabilidade e o Relacionamento Conjugal: Segundo as Normas Internacionais”. Devido à aceitação do público incluí os slides para esses momentos de descontração em aulas e palestras.

Minha grande motivação é e sempre será a busca continuada de melhoria da qualidade do processo de disseminação do conhecimento. Assim, desejo que os professores e alunos usem e abusem do material e que, caso tenham propostas de melhorias, enviem por e-mail para que na próxima edição esta obra seja melhorada.

Por fim, desejo é de que tenham bons estudos e um excelente curso!!


Escrever sua própria revisão

Apenas usuários cadastrados podem escrever avaliações. Por favor, conecte-se ou cadastre-se