Entendendo a Contabilidade Patrimonial Aplicada ao Setor Público

Seja a primeira pessoa a avaliar este produto

Disponibilidade: Em estoque

Preço Normal: R$170,00

Special Price R$140,00

Panorama Rápido

Após o lançamento da obra “Entendendo a Contabilidade Orçamentária Aplicada ao Setor Público” e a aceitabilidade que obteve junto aos profissionais que atuam na área pública, em especial dos profissionais da Contabilidade, dá-se seguimento a mais uma obra da série “Entendendo CASP”, agora voltada especificamente para a Contabilidade Patrimonial.


Para conhecer um pouco mais sobre o livro clique aqui e veja as páginas iniciais com o sumário, prefácio e introdução do livro.

Esta obra se encontra estruturada em 14 capítulos e pretende contribuir para o aperfeiçoamento da Contabilidade Aplicada ao Setor Público, pois atende ao anseio dos profissionais de aliar a teoria contábil às melhores práticas contabilização, demonstrando como se fazer os registros dos principais atos e fatos da Administração Pública com base no PCASP.

No primeiro capítulo são abordadas as premissas conceituais relacionadas com as mudanças na CASP, as diferenças existentes entre conceitos e propósitos dos controles orçamentário, patrimonial e fiscal, bem como a estrutura básica do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público. As premissas para a realização dos registros contábeis no ente fictício Patrimonialópolis, por exemplo, estrutura administrativa, tabelas de fontes de recursos, programas e o plano de contas de referência, estão presentes no segundo capítulo e são essenciais para demonstrar os atos e fatos que serão objeto de contabilização nos demais capítulos, assim como as informações fundamentais ao entendimento de tais registros.

Nos capítulos seguintes são tratados os procedimentos específicos relacionados com vários elementos que integram o ativo, passivo, patrimônio líquido e suas variações, evidenciando os registros contábeis apropriados nas naturezas de informação patrimonial, orçamentária e típica de controle, ou em apenas alguns deles, quando for o caso. Após cada contabilização, são comentados os principais aspectos da escrituração realizada. Ao final do livro, é apresentado o balancete de verificação para evidenciação da situação das contas contábeis com os lançamentos acumulados até o último capítulo. Para que o leitor tenha uma visão geral do conteúdo desta obra será apresentado a seguir um resumo de cada capítulo.

Assim, espera-se que o leitor possa utilizar esta obra como referência para fins acadêmicos, ou na prática de suas atividades e se adapte o mais rapidamente às novas rotinas que a implantação da Contabilidade Patrimonial trouxe fortalecendo a governança das entidades públicas. O futuro chegou!

APLICAÇÃO
Recomendado ao público em geral e, em especial, aos profissionais e técnicos ligados às áreas de contabilidade, orçamento e finanças governamentais de todos os entes da Federação (União, Estados, Distrito Federal e Municípios). Livro-texto para as disciplinas de CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO e CONTABILIDADE PÚBLICA. Texto complementar para matérias relacionadas à RESPONSABILIDADE FISCAL, GESTÃO PÚBLICA e ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA NO SETOR PÚBLICO. Leitura complementar para aqueles que queiram prestar concurso para o Tribunal de Contas da União (TCU), Secretaria do Tesouro Nacional (STN), Controladoria-Geral da União (CGU) e Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP).


Escrever sua própria revisão

Apenas usuários cadastrados podem escrever avaliações. Por favor, conecte-se ou cadastre-se